quinta-feira, 1 de março de 2012

O meu bolo de chocolate

Bom dia!

No passado dia 27, foi dia de aniversário! O meu aniversário!!!
A minha filha disse logo, vamos fazer um bolo de chocolate! Ela adora bolos de chocolate!!!
E eu pensei, bem vamos inventar um bocadinho, pode ser que a coisa corra bem.
O resultado foi este, tinha um aspecto delicioso, e na hora de comer...
Estava assim uma coisa.... divinal!
Compensou o estado lastimável em que deixei a minha cozinha com tanto chocolate :)
Partilho a minha receita, que não tem nada demais, apenas um mix de algumas receitas já nossas conhecidas.

1) Ingredientes p/ o bolo:
  • 200gr açucar
  • 6 ovos
  • 150gr manteiga
  • 200gr chocolate de culinária (tablete)
  • 60gr farinha c/fermento
Preparação:
  • Pré-aqueça o forno 200º
  • Pese o açucar e reserve
  • Coloque a borboleta no copo da Bimby, as claras 6min/vel3, quando faltarem 20seg e sem desligar a Bimby adicione 3 col.sopa do açucar reservado. Retire as claras para uma taça e reserve
  • Retire a borboleta, e deite no copo o açucar restante, a manteiga e as gemas 5min/70º/vel4
  • Adicione o chocolate em pedaços, deixe amaciar um pouco e programe 20seg/5
  • Junte no fim a farinha 10seg/vel5
  • Coloque novamente a borboleta, deite as claras reservadas e envolva vel2
  • Deite numa forma de abrir, untada  e leve ao forno 15 min.
2) Ingredientes p/ a mousse:
  • 80gr de açucar
  • 3 ovos
  • 1 pitada de sal  
  • 100gr de leite
  • 80gr de manteiga
  • 150gr de chocolate de culinária
Preparação:
  • Pese o açucar e reserve
  • Coloque a Borboleta, as claras, a pitade de sal e programe 3min/vel3 1/2, nos 40seg finais acrescente através do bocal da tampa 2 colheres de sopa do açucar reservado. Retire e reserve  
  • Sem lavar o copo da Bimby coloque as gemas, o leite, a manteiga, o açucar restante e programe 5min/80º/vel4
  • Adicione o chocolate partido em pedaços e deixe amaciar, programe 20seg/vel6
  • Misture as claras com o creme, delicadamente com uma vara de arames e deixe arrefecer.
3) Ingredientes p/ o merengue:
  • 200gr de açucar
  • 4 claras de ovo
  • 25gr de cacau em pó
  • 1/2col.chá de cremor tártaro
Prepração:
  • Pré-aqueça o forno a 120º
  • Coloque no copo o açucar e pulverize 15seg/vel9
  • Coloque a Borboleta e as claras, o cremor tártaro e programe 4min/37º/vel3.
  • De seguida programe mais 3min/vel4, e através do bocal da tampa deite colheradas do açucar reservado
  • Retire para uma taça e envolva com o cacau em pó com a ajuda de uma vara de arames
  • Deite numa forma untada, forrada com papel vegetal untado com manteiga, leve ao forno 50min +/-
  • Desligue e deixe arrefecer no forno.
Montagem do bolo:
  • Depois de frio, divida o bolo ao meio, coloque a base de volta na forma de abrir, recheie com parte da mousse de chocolate, leve ao frigorífico a solidificar. Retire do frigorífico coloque a outra metade do bolo, volte a cobrir com a mousse de chocolate. Leve ao frio novamente.
  • Depois de solidificar, desenforme o bolo com algum cuidado, coloque o merengue de chocolate no topo do bolo e regue com a restante mousse de chocolate. Reserve fora do frigorífico, mas num local fresco.
Dica: Não se esqueçam de utilizar ingredientes à temperatura ambiente. Se possível utilizem formas de tamanho igual para o bolo ou merengue. Eu fiz tudo na mesma forma, só tenho uma de cada tamanho. Tive alguma dificuldade na hora de desenformar! Mas no final o resultado foi delicioso! Experimentem.

Sempre a Bimbar!!!

2 comentários:

  1. Meus parabéns pelo aniversário!!!!e tbm pelo bolo, dá até água na boca, ahaha...aqui em casa todos gostamos de bolo de chocolate....
    Adorei seu blog, já estou te seguindo...dá uma passadinha lá no meu blog...ele é novinho, só tem uns 15 dias de vida, mas estou fazendo com muito carinho!!!!

    kechocolate.blogspot.com

    bjos
    Kelly

    ResponderEliminar
  2. Olá Kelly. Obrigada por me visitar :)
    Vou passar pelo seu blog sim, e se sabe a chocolate.. vou adorar!!!!
    Beijos

    ResponderEliminar