quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pão com Chouriço

Os meus Pais estiveram cá em casa, e ficou ali no frigorífico metade de uma chouriça, daquelas caseiras, boas!!!
E como o meu marido não pode comer enchidos, mas eu sou capaz de me sentar e comê-la toda, e para evitar uma "desgraça", decidi fazer uns pães com chouriço. Dei 2 ou 3 à minha Amiga Susana e ela disse que estavam muito bons, e eu acredito, claro!!! E eu também comi um, adoro!!!
Partilho a receita.

Ingredientes:
  • 300gr de água
  • 1/2 de 1pacote de fermento de padeiro seco
  • 1 pitada de sal
  • 300gr farinha tipo 65
  • 200gr farinha centeio
  • 1 chouriço, cortado às rodelas
Preparação:
  • No copo da Bimby coloque a água, o fermento e o sal programe 2min/37º/Vel2
  • Adicione as farinhas e amasse 2min/Espiga
  • Retire e deixe repousar 10 minutos.
  • Enquanto a massa repousa pode cortar o chouriço às rodelas bem finas
  • Numa superficie polvilhada com farinha, se quiser fazer um só pão, estenda a massa e espalhe o chouriço por cima, se preferir fazer pãezinhos, faça um rolo e corte em 10 partes iguais. Estenda cada parte e deite pedaços de chouriço, e feche a massa.
  • Coloque num tabuleiro polvilhado com farinha e deixe repousar até dobrar de volume
  • Leve ao forno 180º 20 a 30 minutos
Dica: Eu só utilizei metade de 1 chouriço, foi o que sobrou. Se não tiver fermento seco, também pode utilizar o fermento fresco 25gr. Quando os pãezinhos estiverem a repousar, para levedar tape-os com um pano.
Depois de frios, congelei alguns. Dá sempre jeito ter destas coisas, no congelador. E as visitas gostam destes miminhos.
(Livro Massas e Doces c/ alterações)
Sempre a Bimbar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário