quinta-feira, 14 de julho de 2011

Bolo de courgette c/calda de kiwi

 Bom dia!!!
Parece que o tempo vai aquecer este fim de semana, e o vento já não está tão forte, yuppi!!!
Mas acho que já não vamos acampar, a minha Princesinha ontem foi para a cama com a temperatura um bocadinho alta, acho que vem aí uma constipação, o narizito dela está super intupido.
Ela está super mole, o que no caso dela assusta, já que é toda mexida.
Mais um dia sem ir ao colégio, também não faz mal e ela gosta tanto de ficar comigo em casa :))
Bem, hoje trago-vos um bolo que fiz ontem à tarde, pensei que a minha amiga Susana, viesse cá a casa, mas como já tinha dito ela anda sempre a correr de um lado para o outro e não teve tempo de aqui passar, mas hoje não escapa!
Este bolo vi no http://www.cincoquartosdelaranja.blogspot.com/ e devo dizer que é maravilhoso. Eu não fiz o creme e recheio que vem lá, mas experimentem que também deve ficar delicioso.
Mas para bolo de lanche acho que o meu até ficou bom.
Vou partilhar a receita.

Ingredientes:
  • 300gr de courgette bem lavada e limpa de sementes e cortada em pedaços
  • Casca de 2 limões (só parte amarela)
  • 3 ovos
  • 200gr de manteiga sem sal
  • 200gr de açucar amarelo
  • 1 c.sopa de sementes de papoila
  • 1 c.sopa de essência de baunilha
  • 100gr de farinha c/fermento
  • 100gr de farinha integral
  • 1 c.chá de fermento
  • uma pitada de sal
  • 1 c.sopa de sume de limão
Preparação:
  • Pré-aqueça o forno a 180º e unte e polvilhe com farinha uma forma
  • Coloque no copo da Bimby limpo e bem seco a casca dos 2 limões 5seg/vel9
  • Adicione a courgette e programe 15seg/vel9
  • Coloque a Borboleta e acrescente os ovos, a manteiga em pedaços, o açucar, as sementes, a essência e programe 5min/37º/vel2
  • Adicione o sumo de limão, as farinhas, o sal e programe 30seg/vel3
  • Retire a Borboleta e deite o preparado na forma e leve a cozer 40min+/-
Ingred. e preparação da calda:
  • 300gr de kiwis descascados e limpos da parte branca
  • 60gr de açucar
  • Coloque tudo no copo da Bimby e triture 10seg/vel7, de seguida programe 4min/90º/vel2
  • Regue o bolo a gosto.
Dica: Eu substitui as sementes de papoila, porque não tinha, por sementes de sésamo. E fiz a calda de kiwi, porque os meus kiwis não ficaram maduros, só ficaram com casca murcha e para não irem para o lixo, aproveitei-os. Mas sem calda o bolo fica óptimo. É sem dúvida uma receita digna de bolo de aniversário.

Sempre a Bimbar!!!

2 comentários:

  1. O bolo ficou super apetitoso. Gostei muito da ideia da calda de kiwi.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu adorei este bolo, e um dia destes que tenha visitas vou fazer com o creme e o lemon curd.
    Obrigada pela partilha :) Beijinhos

    ResponderEliminar