terça-feira, 26 de julho de 2011

Caril de camarão e peixe

No domingo levantei-me mais cedo que o habitual,... tomei o pequeno almoço, banho... e pensei, "hoje apetece-me alguma coisa diferente para o almoço, mas o quê?"
Fui ao congelador, entre outras coisas, tinha 4 medalhões de peixe, 1 emb. de camarões (daqueles já descascados), e metade de uma emb. de delícias do mar, que tal um caril com isto? E assim foi, tirei tudo do congelador, deixei cá fora a descongelar. Fui ver se ainda tinha arroz basmati, porque fica uma delícia com caril, e tinha. Mas lembrei-me que não tinha leite de côco, e este caril sem leite de côco, não é a mesma coisa, e não me apetecia nada sair só para ir comprar um frasco de leite de côco. Pus os neurónios a funcionar e lembrei-me, tenho ali côco ralado vou pô-lo de molho em 1/2 litro de leite, e assim foi.
Partilho a minha receita.

Ingredientes:
  • 50gr de azeite
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 20gr de coentros
  • 1 col.chá de açafrão
  • 1 col.chá de caril
  • Sal q.b.
  • 80gr de polpa de tomate
  • 4 medalhões pescada Pescanova, cortados em pedaços
  • 1 emb.camarão Pescanova
  • 1/2 emb.delícias do mar pescanova, cortadas em pedaços
  • 500gr de leite à temperatura ambiente
  • 5 col.sopa de côco ralado
  • 250gr de arroz basmati
  • 800gr de água
  • Sal e azeiteq.b.
Preparação:
  • Coloque o côco de molho no leite e reserve
  • No copo da Bimby coloque o azeite, a cebola, os alhos, os coentros 10seg/vel5
  • Refogue 5min/Varoma/vel2
  • Adicione o açafrão, o caril e programe mais 5min/100º/vel2
  • Acrescente a polpa do tomate, o sal, o peixe, o camarão, o leite (coado, sem o côco) e programe 15min/100º/Vel.Inversa/Col.Pau
  • Por fim adicione as delicias do mar, em pedaços e programe 3min/100º/Vel.Inversa/Col.Pau
  • Reserve o caril de peixe e faça o arroz
  • Com o copo da Bimby lavado, coloque a água, o azeite, o sal, o cesto com o arroz e programe 19min/100º/vel3
  • E tem o prato pronto a servir.
Dica: Com o côco que sobrou, eu fiz o gelado Gelado de creme de leite e côco , este também é um bom prato para quem vai ter visitas. Como sobrou caril, guardei e vou fazer umas entradas, depois publico.

Sempre a Bimbar!!!

2 comentários:

  1. para mim o caril é sem coco ou leite de coco (destesto).
    em moçambique (beira) uma indiana de origem inglesa ensinou assim a minha mae.

    ResponderEliminar
  2. Tudo são gostos :) mas quando faço caril de peixe utilizo o leite de côco, mas na carne já prefiro sem!

    ResponderEliminar