segunda-feira, 25 de julho de 2011

Massa choux p/ Profiteroles

 A semana passada perguntei na pág. do facebook, que receitas gostariam que publicasse, e uma das respostas foi "Profiteroles".
Há coisas que antes de ter a Bimby, me saíam na perfeição, e algumas ainda não fui capaz de fazê-las na Bimby, com medo que não me fiquem bem!
 A minha receita de tarte de amêndoa, já adaptei e saiu muito bem, desta vez foi a massa choux para os profiteroles. Fiz a receita do livro Rec.Essenciais e devo dizer que ficou muito boa, mas com  meu segredo!
Partilho a receita.
Ingredientes:
  • 160gr de farinha
  • 250gr de água
  • 100gr de manteiga
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açucar
  • 4 ovos M
Preparação:
  • Pese a farinha e reserve
  • No copo da Bimby coloque a água, a manteiga, o sal, o açucar 5min/100º/vel1
  • Junte a farinha de uma só vez e programe 20seg/vel4
  • Agora não sigo a receita do livro, é o meu segredo
  • Retire a massa do copo e deite numa taça de vidro e deixe arrefecer
  • Adicione os ovos um a um, mexendo muito bem entre eles com uma vara de arame
  • Deixe descançar a massa 30 minutos 
  • Pré-aqueça o forno a 180º
  • Coloque a massa dentro de um saco de pasteleiro, se não tiver, coloque dentro de um saco de congelação, faça um pequeno corte na ponta e faça pequenos montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal
  • Leve a cozer 30 minutos até dourarem
  • Agora não se esqueça é muito importante, depois de cozidos, desligue o forno, com a ajuda de uma colher de pau, deixe a porta do forno um bocadinho aberta 15 minutos
  • Retire e recheie com cremes, gelados,...
Dica: As minhas dicas já estão todas no modo de preparação, se gosta dos profiteroles estaladiços tem que os deixar descançar dentro do forno, porque se os tira na hora eles murcham e ficam moles. E quando adiciona os ovos não os mexa antes de os acrescentar à massa. Deite sempre um a um. Eu só fiz metade desta receita e rendeu 20 profiteroles.

Sempre a Bimbar!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário